Vila 10 de Novembro (Jardim Carioca [Guarabu])

(Vila Guarabu)


Em 1940, o então chamado "Instituto da Estiva" (IAPE) comunicou ao Ministério do Trabalho ter aberto concorrência pública para a construção de 43 casas destinadas a residência de seus segurados, em terrenos situados no local então conhecido por Vila Guarabu. O novo conjunto residencial, inaugurado em 1941 recebeu a denominação de Vila 10 de novembro.
Por estar afastado em cerca de 2 km do serviço de bondes, o IAPE conseguiu junto à administração do Jardim Carioca a extensão dos serviços das jardineiras, que passaram a transportar também os novos moradores até o Cocotá.
A data que dá nome ao local remete à implantação do Estado Novo, fundado por Getúlio Vargas em 10 de novembro de 1937, que vigorou até 31 de janeiro de 1946. Era caracterizado pela centralização do poder, nacionalismo, anticomunismo e por seu autoritarismo. É parte do período da história do Brasil conhecido como Era Vargas.
Em 10 de novembro de 1937, através de um golpe de estado, Getúlio instituiu o Estado Novo em um pronunciamento em rede de rádio, no qual lançou um Manifesto à nação, no qual dizia que o regime tinha como objetivo "reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país".
Após a Constituição de 1937, Getúlio Vargas consolidou seu poder. O governo implementava a censura à imprensa e a propaganda era coordenada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP). Também houve forte repressão ao comunismo, amparada pela "Lei de Segurança Nacional", que impediu movimentos revolucionários, como a Intentona Comunista de 1935, durante todo o período.
Agradecimentos a Alvaro Botelho, pelas indicações no mapa; e ao Prof. Jaime Moraes pelas informações

Fonte: Ilha do Governador - O passado no presente, Ilhahoje - Ilha do Governador - RJ e Wikipedia
Foto: www2.planalto.gov.br

PRINCIPAL