Rua Arantina (Jardim Carioca) - CEP: 21920-250


Arantina é um município do Estado de Minas Gerais Gerais. Um pequeno povoado surgiu às margens da estação ferroviária de Arantes situada no município de Mantiqueira (hoje Bom Jardim de Minas).
Assim, por alguns muitos anos, o então povoado que hoje é Arantina, pertencia a Bom Jardim de Minas, como na espécie de arraial de Bom Jardim de Minas. O povoado era conhecido como "Várzea do Paiol" porque na atual sede do município existia um paiol utilizado para guardar o milho colhido pelo fazendeiro Juca Pereira, dono de grande parte das terras do município.
O povoado se consolidou com a inauguração da Cerâmica Nossa Senhora Aparecida (atualmente desativada). Ela fabricava tijolos e telhas que eram exportados para as cidades vizinhas. Ainda são encontradas telhas produzidas pela cerâmica nas casas mais antigas da cidade. Em dezembro de 1943 foi elevado a distrito, recebendo o nome de sua estação ferroviária de Arantes. O distrito foi emancipado em 1° de março de 1962 com o nome de Arantina.
A história de Arantina está diretamente ligada à ferrovia. Na época, a Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 21 de julho de 1914, pretendia ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa (ambas no Rio).
Em Arantina havia um entroncamento com a Linha da Barra (nome derivado da cidade de Barra do Piraí (também no Rio), ligava a Bom Jardim de Minas à linha de Barra Mansa, hoje extinta. A linha operava trens de passageiros e cargas, ligando Angra ao Centro-oeste.
A população de arantina estimada em 2011 segundo o IBGE, era de 1.438 habitantes (os arantinenses). A altitude média do município é de 1.050 metros. Pertencente à Bacia do Rio Grande, Microrregião do Circuito da Águas. Seu clima tem verões úmidos e amenos e invernos secos e frios.

Fonte e bandeira: Wikipedia



PRINCIPAL