Estrada das Canárias (Galeão) - CEP: 21941-480


O canário (Serinus canaria), ou canário-do-reino, ou, popularmente, canarinho é um pequeno pássaro canoro, membro da família Fringillidae. Este pássaro é originário dos Açores, da Ilha da Madeira e das Ilhas Canárias. O seu nome vem destas últimas, sendo que o nome do arquipélago vem da palavra em latim canaria que significa "dos cães" (presentes também na bandeira e no brasão), já que os romanos encontraram ali muitos cães selvagens. O nome canário-do-reino foi dado em oposição ao canário-da-terra, pois os canários eram levados por piratas e navegadores como presentes aos reis europeus.
É um pássaro com um comprimento total de 12,5 centímetros e com um comprimento de asa de 71 milímetros. A sua plumagem é geralmente amarelada com a parte inferior do ventre de cor clara.
As fêmeas têm uma coloração semelhante, mas mais acinzentada e menos brilhante.
O acasalamento ocorre entre março e junho dependendo das condições atmosféricas e a postura é de quatro a cinco ovos que têm um período de incubação de 15 dias. O ninho colocado, geralmente, a entre 4 e 6 metros do solo entre ramos de loureiros, pinheiros e grandes tojos arbóreos, é confeccionado com fibras vegetais, ervas e folhas de estevas. Aparece muitas vezes atapetado por líquenes, pêlos e penas. O macho não colabora na incubação mas quando os juvenis nascem é solicitado a procurar alimento. Os juvenis com três semanas de idade são já capazes de voar, permanecendo ainda um certo tempo na tutela materna.
Segundo o Manual de Julgamento dos Canários de Porte da Federação Ornitológica Brasileira (FOB)/OBJO são cinco os grupos de porte, totalizando 43 raças.
Na América do Sul há um canário nativo, chamado canário-terra ou canário-da-terra-brasileiro (Sicalis flaveola brasiliense). Não é da mesma espécie do canário Serinus canaria, tendo obtido este nome por sua aparência e para fazer uma contraposição ao canário que vinha de fora. Assim tem-se o "canário-da-terra" (Sicalis flaveola brasiliense) e o "canário-do-reino" (Serinus canaria).
Já as ilhas são um arquipélago espanhol no Oceano Atlântico, ao longo do Marrocos, constituindo uma Região Autônoma da Espanha. A área é de 7.447 km²; a população em 2003 era de 1.843.755, em 2005 quase 2 milhões, correspondendo à oitava região mais populosa. A densidade demográfica é de 247,58 hab/km².
Para além dos vizinhos continentais, as Canárias são também o território mais próximo do arquipélago da Madeira. Capitais: Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas de Gran Canaria.
As Ilhas Canárias são conhecidas desde a Antiguidade: existem relatos e vestígios arqueológicos da presença cartaginesa na ilha.
Depois de um período de isolamento, resultado da crise e queda do Império Romano do Ocidente, e das invasões dos povos bárbaros, as ilhas foram redescobertas e novamente visitadas com regularidade por embarcações europeias a partir de meados do século XIII.
Hoje, a economia é baseada no setor terciário (74,6%), principalmente turismo que tem proporcionado o desenvolvimento da construção civil, sendo a origem dos turistas: espanhóis (30%), alemães, britânicos, suecos, franceses, russos, austríacos, neerlandeses, portugueses e de outras nacionalidades européias.
A indústria é escassa, basicamente agroalimentária, de tabaco e de refino de petróleo.

Fonte e bandeira: Wikipedia
Foto: Juan Emilio (CC)

PRINCIPAL