Rua Ródano (Jardim Carioca) - CEP: 21921-215


O Ródano (em francês, Rhône) é um rio europeu. Com um comprimento total de 812 km, tem sua nascente na Suíça (231 km) e acaba seu curso na França (581 km), onde deságua no mar Mediterrâneo. É o rio francês mais caudaloso e o mais importante rio europeu a desaguar no Mediterrâneo.
Tem sido uma importante via desde os tempos dos gregos e romanos. Foi a principal rota comercial do Mediterrâneo para o leste-central e a Gália. Como tal, ajudou a transmitir as influências culturais greco-romanas para a ocidental e para as tribos celtas que viviam perto do Ródano.
Atualmente, o Ródano serve de hidrovia que liga cidades como Arles, Avignon, Valence, Vienne, Lyon e outras cidades à margem do rio Saône como Villefranche-sur-Saône, Mâcon e Chalon-sur-Saône, a portos de cidades como Marselha, Sète, Gênova, Barcelona, entre outras, no Mar Mediterrâneo.
O rio tem como nascente a geleira do Ródano em Valais, nos Alpes suíços, a uma altitude de cerca de 2.150 metros.
Até Brig, na Suíça, o Ródano é uma torrente e, então, se torna um grande rio de montanha correndo para sudoeste através de um vale glacial.
Depois de Martigny, o rio vira para noroeste e chega no Lago de Genebra (em francês, Lac Léman), adentrando perto da cidade suíça de Bouveret e sai na cidade de Genebra antes de entrar na França. A vazão média anual do Lago de Genebra é 570 m³/s.
Junta-se com o Rio Saône em Lyon na França, virando-se para o sul. Ao longo do Vale do Ródano unem-se à sua margem direita (oeste) com os rios Eyrieux, Ardèche, Cèze e Gardon que vêm das montanhas Cévennes, e na margem esquerda com os rios Isère, Drôme, Ouvèze e Durance que vêm dos Alpes.
Em Arles, o Ródano se divide em dois braços, formando o delta Camargue, com todos os ramos que fluem para o Mar Mediterrâneo. O maior braço é chamado de Grand Rhône e o menor, Petit Rhône. A vazão média anual em Arles é de 2.300 m³/s.

Fonte: Wikipedia
Foto: o Ródano desaguando no Lago de Genebra, na Suíça, para depois continuar seu caminho até o Mediterrâneo (Arquivo Rama)

PRINCIPAL