Travessa Sereno (Portuguesa [Parque Royal]) - CEP: 21932-879


Ligeiro vapor atmosférico, que se forma durante a noite; orvalhada, relento, o ar livre.
Sereno, orvalho ou rocio é um fenômeno físico no qual a umidade do ar precipita por condensação na forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias. É o processo contrário ao da evaporação.
É um fenômeno vinculado à capacidade do ar de incorporar e reter vapor de água. Para uma dada temperatura há um conteúdo máximo de vapor a ser incorporado ao ambiente. Essa capacidade máxima cresce à medida que a temperatura do ar aumenta. Assim, ao nível do mar, um ambiente a 30 °C pode conter um máximo de 27 gramas de vapor por quilograma de ar seco. No mesmo ambiente, a 0 °C, somente pode ser incorporado um máximo de quatro gramas de vapor por quilograma de ar seco. Desta maneira, com uma queda de temperatura no ambiente, ocorre uma condensação do excesso de vapor de água. Uma das formas de produção do sereno relaciona-se ao esfriamento noturno do solo e da camada de ar adjacente devido a perdas de energia por emissão de radiação infravermelha. A formação do sereno é muito comum nas noites de tempo tranqüilo e calmo, quando a temperatura baixa do solo afeta o ar, fazendo o vapor atingir o ponto de saturação.
Depósito de gotas de água resultantes de condensação de vapor na superfície de objetos que permanecem ao ar livre durante a noite, o orvalho forma-se nas noites claras, quando as superfícies descobertas irradiam calor para a atmosfera. A menos que essa perda seja compensada por uma produção eficiente de calor no interior da superfície, esta se resfriará. A maior parte dos objetos - inclusive folhas de capim e pétalas de flores - irradiam mais calor que o ar e ficam, durante a noite, mais frios que este. As superfícies frias esfriam o ar à sua volta; se suficientemente úmida, a temperatura fica abaixo do seu ponto de orvalho. O vapor então passará, por condensação, do ar à superfície.
A formação do orvalho é mantida pela difusão de vapor de água, podendo ser classificado em: formado quando o vapor de água se difunde no ar em direção ao solo; e formado pelo vapor de água que se difunde da superfície do solo.

Fonte: Decreto nº 26.229, de 17 de fevereiro de 2006 (http://cm-rio-de-janeiro.jusbrasil.com.br), Wikipedia e Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa de "O Globo"
Foto: Orvalho sobre a grama (Luc Viatour - CC)



PRINCIPAL