Beco Tico-tico (Galeão [Vila Juaniza]) - CEP: 21941-673


O tico-tico (Zonotrichia capensis) é uma ave da ordem Passeriformes, família Emberizidae. Distingue-se pela sua coloração rajada de marrom, negro e cinza e pelo seu topete. Tem uma larga área de ocorrência nas Américas que vai da Terra do Fogo até o sul do México, evitando florestas densas.
No Brasil também é conhecido como maria-judia, salta-caminhos e jesus-meu-deus.
É um pequeno pássaro com 14 a 15 cm de comprimento. Tem um bico curto e cônico, e a cabeça se distingue por apresentar um pequeno topete e diversas listras negras contra um fundo acinzentado. O pescoço é contornado por uma faixa marrom-avermelhada que desce para a frente até a altura do peito. O dorso é rajado de marrom-avermelhado e negro. O ventre é acinzentado, com o papo mais claro. As asas apresentam duas linhas esbranquiçadas pouco visíveis.
Os jovens têm uma coloração mais apagada e os padrões cromáticos menos distintos.
Não há dimorfismo sexual evidente, mas as fêmeas costumam ser um pouco menores que os machos. As suas subespécies apresentam variações que podem ser significativas, especialmente nas faixas da cabeça e pescoço e no tom das cores. As populações mais ao sul e as que habitam altitudes mais elevadas tendem a possuir asas mais pontudas e menos arredondadas. Todas essas diferenças são evidentes em seus extremos, mas se diluem gradualmente entre as subespécies que habitam áreas vizinhas.
Está presente em grande parte da América do Sul desde a Terra do Fogo, seguindo para o norte em ilhas de ocorrência até o México e ilhas do Caribe, em áreas que vão do nível do mar até 4.500 m de altitude. Habita campos, savanas, matas abertas e beiras de lavouras, tolerando diversos tipos de clima. Também habita zonas urbanas arborizadas desde que ainda não tenham sido colonizadas pelo pardal, que lhe faz intensa concorrência e acaba por expulsá-lo. É mais numeroso na metade sul da América do Sul. Não ocorre comumente em florestas densas, como as da Bacia Amazônica e da Bacia do Orinoco. Usualmente é uma espécie residente, mas as populações do sul da Patagônia até o sul do Rio Negro são migrantes.
Alimenta-se de principalmente de grãos, mas pode ingerir também frutos, forrageando no solo ou perto de arbustos que lhe oferecem proteção. Quando não está forrageando, pode se reunir em grandes bandos que podem incluir outras espécies de aves. Quando em cidades, tende a se alimentar de restos de comida humana, o que pode fazê-lo desenvolver doenças, como excesso de colesterol e glicose no sangue.
Seu canto é conhecido popularmente pela sua melodiosidade, com uma ou duas notas longas e ornamentadas com trinados variáveis. As diferentes populações podem emitir vocalizações bem caracterizadas, formando dialetos reconhecíveis.
É uma ave fértil e adaptável. Como habita uma região vasta, seus hábitos de nidificação variam conforme o clima, em geral fazendo a postura em associação com a estação chuvosa, mas conforme as características da região pode nidificar em qualquer parte do ano.
O ninho tem forma de taça, construído com folhas e fibras vegetais, diretamente no chão, ou em moitas baixas. Põe de três a cinco ovos claros com muitas pintas escuras.

Fonte: Wikipedia
Foto: Julian Londono (CC)

PRINCIPAL